CONHEÇA AS NOSSAS PROFESSORAS
Formada em Letras, habilitação em língua e literaturas de língua italiana na UFSC –Universidade Federal de Santa Catarina, cursou na Università per Stranieri di Perugia (Itália) o curso di secondo Livello Avanzato (C2), participou do curso Avanzato (C2) da Scuola Dante Alighieri em Castelraimondo (Itália), do curso de formação e atualização de professores para adultos, adolescentes e crianças no Brasil do Centro de Cultura italiana em Curitiba e do curso de atualização para professores de língua e cultura italiana no exterior também na Itália na Edulingua Laboratório de língua e cultura italiana em colaboração com Master em Didatica da Università degli studi di Macerata.
Por ter vivido na Itália por dois anos logo após a conclusão do segundo grau descobriu a sua paixão pelo País, língua e cultura e desde então iniciou o seu percurso acadêmico. Participa desde 2004 como professora parceira do Círculo Ítalo-brasileiro de SC.
Representa em Santa Catarina a Escola Edulingua de San Severino Marche para onde todos os anos organiza grupos de viagens de estudos.
É apaixonada pelo que faz e acredita que sempre vale a pena! Abrir os horizontes, aprender um novo idioma, viajar e aproveitar o que de bom a vida pode proporcionar é a melhor maneira de fazer o bem a si mesma.
Alessandra
Carioni
Nascida em Urbino na Itália, formou-se, junto à Faculdade de Letras e Filosofia da Università degli studi di Urbino Carlo Bo, em Conservação dos Bens Culturais e mestre em Planejamento e gestão de serviços documentais avançados com nota máxima e declaração de louvor. Trabalhou como assistente universitária na Universidade de Urbino e no Centro MAAS-Roma Pesquisas, em Roma na Itália.
Obteve o Certificado de Proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras, no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Roma, no ano de 2005.
Mudou-se para o Brasil e começou a lecionar italiano em 2006, participou do programa de desenvolvimento de professores e abordagem comportamental e do curso de aperfeiçoamento para professores de italiano na UFPR. Em 2018, formou-se bacharel em direito pela Unisul.
Para Marta ministrar aulas de italiano é muito mais que dar aula, é aproximar pessoas, promover a cultura, estimular encontros e atividades que criem laços entre países, colaborar para a difusão do conhecimento da língua e da cultura italiana.
Marta
Ugoccioni
Neusa Locatelli Piva
Licenciada em Letras – Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – com o máximo aproveitamento . Possui a Certificação de Língua Italiana – CELI – e o ‘Certificato Glottodidattico di Italiano come Lingua non materna ‘ emitidos pela Università per Stranieri di Perugia.
Participou de:
-
Cursos Avançados de Formação em didática do italiano como Língua Estrangeira, no Centro de Cultura Italiano PR/SC, pela Università per Stranieri di Perugia.
-
Cursos de formação e atualização de professores de italiano para adultos, adolescentes e crianças no Brasil, chamado ‘Piano Paese Brasile’ – organizado pela Università per Stranieri di Perugia.
-
Cursos de atualização para professores de Italiano para estrangeiros , realizados em Perugia na Itália.
Formada em Administração de Empresas, depois de ter se apaixonado pelos estudos da Língua Italiana decide voltar à Universidade para aperfeiçoá-la, e enfim, ensiná-la. Frequentou cursos de língua italiana de nível B2 e C1 na Edulingua Laboratorio de Lingua Italiana em Castelraimondo e San Severino Marche - Itália, além de vários cursos voltados à didática no ensino da língua italiana no Brasil. Ensina Italiano no Curso Extracurricular da UFSC desde 2017, e no CIBSC, desde 2019. O que mais ama? Ver o progresso de cada aluno no aprendizado da língua.
Cleide Giacomelli
Marika
Avezzù
Formada em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – com honra ao mérito em 2019.1, começou seu primeiro contato com o ensino em 2010 na Itália, onde nasceu e ficou até os 23 anos. Mas a paixão pelo ensino da língua italiana aconteceu se mudando para o Brasil em 2014, onde sentiu mais forte a vontade de aproximar sempre mais o mundo da Itália ao do Brasil. Ministrou aulas de língua e cultura italiana no Centro Europeu de Curitiba por cerca de um ano (2015), até quando começou seus estudos na UFSC. A partir de 2016, ministra aulas particulares e, em seguida, torna-se professora nos Cursos Extracurriculares da UFSC. Também participou como voluntária em turmas de Cultura e Arte Italiana no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) até 2020. Além disso, teve experiência como tradutora e intérprete sequencial em eventos da FIMAR e da UFSCAR. Trabalha no Círculo Ítalo-Brasileiro desde 2019 como professora de italiano.
Para ela ensinar a língua italiana e sua cultura significa transmitir seu amor por uma língua poética e romântica e sempre comenta para seus alunos que ela não transmite o conhecimento e sim acompanha de mão dada o aluno para que possa aprender os degredos do Bel Paese.